Barra

16/03/2015

ARATACA: Cerca de 452 dos trabalhadores Arataquense estão no setor público.


Serviço público gera até 77% dos empregos nos municípios menores do sul da Bahia. Dados do Ministério do Trabalho mostram que o maior empregador com carteira assinada nos municípios com até 25 mil habitantes é o setor público. Em Almadina, por exemplo, dos 441 trabalhadores registrados, 343 são servidores da prefeitura e órgãos. 

Isso representa quase 78%. Somente 98 trabalham no comércio, agropecuária e serviços. A maioria dos empregados está em duas faixas etárias, entre 30 e 39 e de 40 a 49 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Almadina tem 6.234 habitantes. 

A situação se repete em Aurelino Leal e Arataca, onde o serviço público absorve entre 56% e 75% dos trabalhadores contratados com carteira assinada. Em Arataca (foto), dos 807 cadastrados formalmente, 452 estão no setor público. O serviço é responsável por 56% da mão-de-obra. 

A agropecuária é o segundo maior empregador, com 292 vagas. Os dados mostram ainda que, na iniciativa privada, a maior quantidade de empregos é gerada na lavoura de café, que conta com 124 trabalhadores, seguida das fazendas de cacau, que garantem 84. 

O número de empregados na zona rural depende da demanda nas fazendas. No período de colheita, o número de empregados é maior. Arataca conta com 11.779 moradores e, entre os empregados, a maioria está na faixa entre 30 e 39 anos. 
 
Outros municípios em que o setor público é o principal empregador, com garantia de mais de 60% empregos formais, são Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Dário Meira, Floresta Azul, Itapé, São José da Vitória, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba e Uruçuca. 

A dependência da renda do serviço público para movimentar a economia é um pouco menor apenas em Camacan e Itajuípe. 

Com informações do A Região
  • Comente aqui
  • Comente com Facebook
Item Avaliado: ARATACA: Cerca de 452 dos trabalhadores Arataquense estão no setor público. Classificação: 5 Revisados por: Locutor Rodrigo