Barra

18/05/2015

ARATACA: Caminhada marca campanha contra violência infantil em Arataca.


Alunos e professoras da escola pública IMEA participaram na manhã desta segunda-feira (18) da manifestação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
A caminhada faz parte das ações, em Arataca, de mobilização nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

Uma triste realidade
Infelizmente, os números de casos de pedofilia estão crescendo em todas as cidades do país. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada dia, pelo menos 20 crianças de zero a nove anos de idade são atendidas nos hospitais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) após terem sido vítimas de violência sexual. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério, em 2012, houve 7.592 notificações de casos desse tipo de violência nessa faixa etária, sendo 72,5% com meninas e 27,5% com meninos. Isso corresponde a 27% de todos os casos de violência registrados pelos hospitais envolvendo crianças e adolescentes. Entre pessoas de dez a 19 anos de idade, foram 9.919 casos de abuso sexual, ou 27 por dia, no mesmo ano.

Nos indicadores do SINAN estão incluídos todos os tipos de violência sexual, como estupros cometidos por desconhecidos e também casos em que o agressor é conhecido da família. Dos 7.592 casos ocorridos com crianças de zero a nove anos em 2012, acredita-se que em 3% houve exploração sexual e em 2,9%, pornografia infantil. Na maior parte dos casos (70% para crianças de até nove anos e 58% para os jovens de dez a 19 anos), a violência sexual ocorreu dentro de casa e o agressor era do sexo masculino. Segundo o Ministério da Saúde, o provável autor do abuso foi um amigo ou conhecido da vítima em 26,5% dos casos entre crianças de até nove anos de idade e em 29,2% dos até 19 anos.

Danos psicológicos
A caminhada também serviu para mostrar como as vítimas ou as famílias das vítimas devem fazer para conseguir apoio e atendimentos dos diversos órgãos municipais.


Todos contra a pedofilia. Apoie esta causa!

 

  • Comente aqui
  • Comente com Facebook
Item Avaliado: ARATACA: Caminhada marca campanha contra violência infantil em Arataca. Classificação: 5 Revisados por: Locutor Rodrigo