Barra

30/08/2015

IV Jornada de Agroecologia da Bahia vai discutir “Terra, Território e Poder”

Em quatro dias, evento reunirá povos tradicionais, assentados, militantes e juventude do campo e da cidade para diálogos, articulação política e troca de saberes

A Teia de Agroecologia dos Povos realizará, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2015, a IV Jornada de Agroecologia da Bahia. O encontro será sediado no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), com o tema “Terra, Território e Poder”. A Jornada se constitui como o evento anual da Teia dos Povos, sendo um espaço de discussão, articulação política e troca de experiências entreos vários elos da Bahia e de outros estados, que incluem indígenas, quilombolas, assentados, militantes, educadores, juventude urbana e outros parceiros.

Desde 2012, a Teia agregou experiências e aprendizados ancestrais e atuais, entre seus indivíduos e coletivos, tecendo uma rede solidificada de união sociopolítica e cultural pelo direito à terra e pela Agroecologia. Um crescimento progressivo que ganha espaço no calendário anual da Bahia, em território nacional e até internacional. Diante das demandas desses últimos três anos, a IV Jornada trará para o debate o tema “Terra, Território e Poder”, pautas que afetam principalmente indígenas, quilombolas, pequenos agricultores(as), assentadas(os), acampadas(os) e periferias urbanas.

Programação
Em todos os dias de Jornada são realizadas plenárias que dão voz a representantes dos diversos elos da Teia. As plenárias são o ponto alto do encontro, pois consolidam os encaminhamentos das jornadas anteriores, dos elos, das atividades realizadas em diversos territórios ao longo do ano e também de outros eventos da Teia dos Povos. Além dos debates e diálogos, as trocas também acontecem em feiras culturais, troca de sementes, oficinas e minicursos envolvendo práticas agroecológicas, saúde, alimentação, saberes tradicionais, comunicação livre, etc.

Outra programação importante na Jornada é a Ciranda, espaço lúdico e sociopedagógico voltado às crianças que participam do evento. E como a celebração também faz parte da luta, a Jornada se completa ainda com manifestações da cultura tradicional que surgem organicamente, como rodas de capoeira e cantos e torés indígenas. À noite, são realizados apresentações culturais com artistas envolvidos com a luta pela terra e integrantes dos elos da Teia, incluindo jovens e crianças.

Hospedagem
O Assentamento Terra Vista oferecerá espaço de camping e banheiros para os participantes da Jornada. Os alojamentos cobertos serão priorizadas para pessoas idosas e com crianças. Objetos pessoais e equipamentos levados são de responsabilidade individual do(a) participante. É importante levar: kit militante (copo, prato e talheres), barraca, cobertores ou sacos de dormir, colchonete ou isolante, roupas de frio, roupas de banho e itens de higiene pessoal.

Alimentação e Contribuição
Cada Elo da Teia deverá levar alimentos para a cozinha coletiva da Jornada, levando em conta a quantidade real para três refeições diárias, por pessoa. Os visitantes deverão contribuir com, no mínimo, R$ 30 por dia, totalizando R$ 120 pelos 4 dias. A contribuição inclui alimentação, hospedagem e participação em todas as atividades ofertadas.

SERVIÇO

Local: Assentamento Terra Vista – Arataca (BA)
Data: De 29 de outubro a 1 de novembro de 2015
Inscrições: www.jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com
E-mail: jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com
Telefones: (73) 8175-4297 | (73) 8169-7529 | (73) 8171-0193
Redes sociais: Jornada de Agroecologia da Bahia

Conta para DOAÇÕES e depósito das INSCRIÇÕES

Banco do Brasil
Agência: 0837-0 | Conta corrente: 26109-2
Nome: Associação Territorial de Agroecologia Povos da Cabruca e da Mata Atlântica

Teia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica

"Temos nossas mentes e nossas mãos cheias de sementes do amanhã e estamos dispostos a semeá-las e defendê-las para que dêem fruto". Che Guevara





  • Comente aqui
  • Comente com Facebook
Item Avaliado: IV Jornada de Agroecologia da Bahia vai discutir “Terra, Território e Poder” Classificação: 5 Revisados por: Locutor Rodrigo