Barra

04/04/2016

SAÚDE: Entenda as possíveis causas do avanço da gripe H1N1 pelo Brasil

                      Vírus pode ter sofrido mutação genética ou sido trazido por brasileiros que visitaram o exterior

Mundialmente conhecido em 2009, o vírus H1N1 voltou a assustar as famílias brasileiras. Somente o Estado de São Paulo registrou mais de 50 mortes neste ano. O valor é significativamente superior às 36 mortes atribuídas à doença em todo o ano passado no Brasil.
Outra preocupação se dá por conta de que o vírus que costuma atacar no inverno, chegou mais cedo ao País. É a primeira vez que autoridades registraram um aumento tão significativo de casos nesta época do ano. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 19 de março foram diagnosticados 305 casos da doença, em todo o Brasil, a maioria em São Paulo, onde 266 pessoas já foram contaminadas.
Uma das explicações para o avanço do vírus em um período do ano com temperatura elevadas pode estar na importação do agente transmissor por brasileiros que passaram as férias na Flórida, nos Estados Unidos.

O Estado norte-americano enfrentou um surto de H1N1 entre os meses de dezembro e fevereiro. Outra possibilidade é de que o vírus tenha sofrido uma mutação em seu código genético, o que explicaria a proliferação mesmo em dias quentes.
Fonte: R7
  • Comente aqui
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Avaliado: SAÚDE: Entenda as possíveis causas do avanço da gripe H1N1 pelo Brasil Classificação: 5 Revisados por: H04Faustino Tec