Barra

28/10/2017

ARATACA: CHOCOLATE DO ASSENTAMENTO TERRA VISTA NO SALON DU CHOCOLAT DE PARIS

O cacau orgânico produzido no assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, na Bahia, tem proporcionado a produção de chocolate artesanal, produzido no próprio assentamento, no intuito de dialogar com a sociedade.

Toda a cadeia produtiva do cacau é desenvolvida no assentamento Terra Vista. A produção do chocolate começa com o cultivo do cacau orgânico. No processo de fabricação do cacau fino, os frutos são selecionados e as amêndoas são deixadas em processo de fermentação por 7 a 8 dias e, em seguida, são expostas para a secagem natural.

A iniciativa de produzir o chocolate artesanal partiu de um novo jeito de produzir o cacau, com objetivo de potencializar o fruto, não mais com uma visão coronelista os quais potencializavam apenas a amêndoa do cacau até a década de 90. Nem tão pouco seguir os padrões convencionais.

Por meio da luta das Trabalhadoras e Trabalhadores do Assentamento e, em parceria com o Instituto Biofábrica e o Instituo Cabruca o chocolate do Assentamento Terra Vista é conhecido a nível internacional.

Esta semana (de 27 a 30 de outubro) o Sr. Joelson Ferreira do Assentamento Terra Vista está participando do Salão do Chocolate de Paris 2017 com o Instituto Biofábrica, representando o assentamento e a agricultura familiar da região, entre fabricantes de chocolate e produtores de cacau da Bahia com apoio do governo do Estado do Estado.
  • Comente aqui
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Avaliado: ARATACA: CHOCOLATE DO ASSENTAMENTO TERRA VISTA NO SALON DU CHOCOLAT DE PARIS Classificação: 5 Revisados por: Locutor Faustino