Barra

27/07/2018

Dr. Ricardo Alexandrino recebe premiação em workshop.

O pós-doutorando do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Dr. Ricardo Alexandrino, recebeu a premiação de melhor apresentação oral no “VIII Workshop in Microfluidics & I Brazil-Argentina Microfluidics Congress”, evento realizado na PUC do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de julho.

Sob a supervisão do Dr. Renato Sousa Lima, pesquisador do LNnano, Alexandrino apresentou um novo sensor para diagnóstico de câncer, desenvolvido no Laboratório de Microfabricação do LNNano. O dispositivo é capaz de quantificar biomarcadores de tumores por meio de anticorpos seletivos. O caso apresentado no evento da PUC-Rio apresentou resultados para o câncer de mama, validados mediante análises de amostras de soro de pacientes do Hospital de Câncer de Barretos.

A expectativa é que a tecnologia apresentada possa ser empregada para outros tipos de câncer a partir da adequação do anticorpo empregado no sensor ao biomarcador de interesse. Com o auxílio de smartphone, o novo método de análise permite que o diagnóstico do câncer possa ser feito de maneira rápida, barata e por pessoas não especializadas, sem necessidade de infraestrutura especifica, inclusive em regiões inóspitas.

A apresentação premiada foi intitulada “Low-cost and mass-production microfluidic electrochemical double-layer capacitors for fast and sensitive cancer diagnosis and nanomaterial quality control“. O trabalho de Lima e Alexandrino ainda contou com a participação de Anielli Pasqualeti, Flávio Makoto, Caroline Yumi, Iris Renata, Mateus Cardoso, Diego Stéfani Teodoro Martinez, Angelo Luiz Gobbi, todos da equipe do LNNano, e Ronaldo Censi Faria, do Departamento de Química da UFSCar.

  • Comente aqui
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Avaliado: Dr. Ricardo Alexandrino recebe premiação em workshop. Classificação: 5 Revisados por: Locutor Faustino