Barra

09/12/2019

ARATACA: Prefeita Katiana Oliveira tem contas aprovadas pela Câmara

A Prefeita de Arataca, Katiana Oliveira, teve as contas referentes ao exercício de 2017 aprovadas pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (09/12). 


Em pauta votação das contas da Prefeita Katiana Oliveira, referente ao exercício de 2017, que teve o parecer prévio que opinou contra a conta da prefeita.

A sessão foi iniciada as 09:30 com número expressivo de público.

Foi concedida a palavra para os advogados da Prefeita Katiana. Que destacou referente ao controle externo.

" Essa casa tem a competência e a legitimidade em julgar as contas, um parecer é opinativo, ele pode ser recebido como rejeitado. É essa casa que tem a competência através do parecer. Que será julgado, na prática (dois) foram os pontos pela rejeição da conta, nenhum desses pontos opiados pelo TCM, não respeitou a jurisprudência, nem porconta da casa que convalidou o ato administrativo, para o dia 01 de junho, vocês vereadores sanou. Peço há vossas excelências que aceite o próprio julgamento do tribunal de contas da Bahia." foi citado pelo mesmo, dois pontos no qual o TCM falhou na prévia de seus julgamentos.

Citou os dois meses de atrasos que foi deixado pela antiga gestão. O advogado solicitou de forma clara e bom-tom pela á aprovação das contas por parte dos vereadores.

Empréstimos sem a autorização do legislativo: " Não, houve qualquer tipo de irregularidades por parte da prefeitura de Arataca. Houve um erro no ‘software’ de contabilidade da prefeitura, questão dos sistemas, confiamos no sistema em tese, por conta disso a Prefeitura ordenou a despensa, onde não existia mais saldo para tal, ocorre que o fato de ultrapassar o saldo, não foi o ato de repasse do duodécimo, caso apenas de fazer o saneamento de serviços públicos. Após verificado o erro, foi enviado para essa casa um projeto de lei para execução de empréstimos, com a permissão dos excelentíssimos vereadores. Está casa convalidou, quanto defesa pedimos a rejeição do parecer. Pedimos a Aprovação do parecer da comissão de finanças desta casa, ao mesmo tempo, refirma-os a aprovação das contas de 2017. "

Após isso aconteceu a votação de cada vereadores.

Gilmario Carvalho (PP): "Cumprimentou as autoridades presentes, de fato o advogado foi muito feliz nas suas observações, a defesa fez seu papel, acompanho o raciocínio do advogado. No meu voto, entendo dessa forma, o TCM da, uma opinião, mas os dois itens são itens que a administração já sanou e torcemos que não retornem, especialmente o ‘item’ do empréstimo, a reconsideração do TCM, algo que prefeita não usufruiu. O meu voto é para acompanhar o parecer da comissão. Mudando a opinião do TCM, considerando aprovada a contas da Prefeita Katiana."Finalizou.

Luiz Soares (PV): "Simples, pelo fato de querer ajudar toda comunidade. A cada um de vocês que estão presente, ela teria que demitir todos, uma boa parte, eu queria que ela tivesse condições de contratar mais gente, porque se contrata mais pessoal, funciona o comércio é menos pessoa indo embora. Voto sim, a favor das contas da Prefeita" Falou o vereador Soares.

Renato Souza(PSC): "O advogado teve total certeza, e foi bem claro em cada fala, sou bem claro e sensível, ela estava agregando grande peso nos ombos oque iria acarretar no futuro. Ela não estava sozinha, nossa cidade infelizmente não tem uma empresa para agradar as pessoas. Ela pode ter certeza que poderá contar comigo e com essa casa. Nós posteriormente reconhecemos; reconheço o esforço dela, sei da luta que ela faz para manter a folha de pagamento em dias. Sou favorável sim a aprovação das contas de Katiana, eu como cidadão sou grato a ela.

Nego Inho (PSC): "Sabemos que a dificuldade de emprego é muito grande, vivemos em uma comunidade carente, temos que ter o coração de mãe, o desemprego é muito grande, sabemos da dificuldade que nosso município passa, cabe a nós o conhecimento, eu aqui declaro o meu favor ao parecer da comissão, meu voto é sim a favor pela aprovação das contas da Prefeita Katiana. O vereador tem 3 opção, votar, anular ou rejeitar; e nessa casa aqui sempre votamos a favor do nosso povo, defendendo nossa comunidade. " declarou.

Olímpio Antônio (DEM):" Meu voto já tava dado né, estou na comissão de finanças. E o parecer esta como favorável, mas deixamos claro o porquê do motivo do voto, não vamos nos ater no índice pessoal, enquanto a prefeita Katiana. Meu voto é favorável, minha prefeita." Declarou.

Barriga do Javi (PTB): " Hoje é um grande dia, irei acompanhar o parecer. Então prefeita pode contar com meu voto, vai vim mais contas delas se for pelo índice de pessoas pode contar com meu voto." Declarou

Juarez Muniz (PP): " O Trabalho da comissão, fizemos um estudo refente as contas, havia pontos questionáveis, temos realidades diferentes, serviços públicos que não podem parar, é necessário (pessoas) para trabalhar, não houver atos de improbabilidade, somos, nove vereadores e queremos o melhor por nossa cidade. Analisamos e então está aprovada." finalizou

Pixita (PP): " Vou votar sim, favorável a aprovação das contas da Prefeita Katiana.

O vereador Zé Coelho (PTN) se absteve da votação.
Com a aprovação, Katiana Oliveira, mantém o equilíbrio da administração público, onde vem execultando diversos trabalhos pela cidade.


A Votação foi a seguinte: 


1º Gilmário Carvalho, APROVAÇÃO DAS CONTAS

2ºLuiz Soares, APROVAÇÃO DAS CONTAS
3º Renato Souza, APROVAÇÃO DAS CONTAS
4º Nego Inho, APROVAÇÃO DAS CONTAS
5º Olimpio Antônio, APROVAÇÃO DAS CONTAS
6º Valdemar Fernandes, APROVAÇÃO DAS CONTAS
7º Juarez Muniz, APROVAÇÃO DAS CONTAS
8º  Eliene Pixita, APROVAÇÃO DAS CONTAS
9º Zé Coelho, ABESTENÇÃO

Para a prefeita, Katiana Oliveira, essa analise e aprovação da câmara de vereadores é um reflexo do compromisso e honestidade da equipe administrativa, que sempre se manteve firme e comprometida com a responsabilidade fiscal. “Buscamos transparência na gestão e para isso mantemos o portal da transparência, onde disponibilizamos informações orçamentárias referentes a receita e aos gastos públicos. A aprovação do exercício de 2017 é mais uma prova desse compromisso”, afirmou.
  • Comente aqui
  • Comente com Facebook
Item Avaliado: ARATACA: Prefeita Katiana Oliveira tem contas aprovadas pela Câmara Classificação: 5 Revisados por: Locutor Rodrigo