Barra

04/05/2020

ITABUNA: Coronavírus faz Fernando Gomes desistir de disputar reeleição

Figura histórica na política baiana pela quantidade de vezes em que foi prefeito - está no quinto mandato - Fernando Gomes (PTC) decidiu não concorrer à reeleição para o governo de Itabuna. Em entrevista ao A TARDE, Gomes encerrou as especulações sobre uma nova candidatura, já que a incerteza sobre se ele entraria na disputa pairava no cenário eleitoral da cidade.

Segundo Gomes, dois fatores pesaram na decisão de não tentar o sexto mandato: a idade avançada - o prefeito tem 80 anos - e a pandemia do novo coronavírus. “Tô fora”, disse o prefeito ao falar sobre a possibilidade de concorrer em meio à crise sanitária provocada pelo Covid-19.

Vale lembrar que Itabuna e Ilhéus são atualmente as cidades que mais preocupam o governo do estado por causa das altas taxas de contaminação, que têm crescido a patamares de 20% por dia. Se a tendência não for estancada, os municípios podem ver o sistema de saúde entrar em colapso antes do previsto para todo o estado.

Para conter a formação de aglomerações e aumentar os índices de distanciamento social nos municípios, o governo do Estado terá o apoio das Forças Armadas. Tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica irão auxiliar no controle de pessoas nas ruas e na fiscalização sobre o uso obrigatório de máscara facial protetiva.

A região sul do estado, que abrange as duas cidades, vai receber também novos 110 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do governo estadual para reforçar a rede de atendimento ao Covid-19.

“Não vou para a reeleição com um negócio desse do coronavírus. Isso é uma loucura. É uma desgraça o que estão fazendo no mundo com essa doença”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, as medidas devidas para controlar a contaminação estão sendo tomadas, mas a gestão encontra dificuldades para equipar o sistema de saúde e prepará-lo para o pior. “Você quer comprar respirador e não acha. Eu preciso comprar 30 respiradores aqui. Você está com dinheiro na mão, tem como pagar, mas não consegue”, lamentou.

Sucessor

O prefeito afirmou, ainda, que vai anunciar o nome que apoiará para sua sucessão. Questionado se este seria o seu sobrinho e secretário municipal de Administração, Son Gomes, que aparece constantemente nas bolsas de aposta da política local, o prefeito desconversou. “Não tenho candidato”, afirmou.

FONTE (A TARDE)
  • Comente aqui
  • Comente com Facebook
Item Avaliado: ITABUNA: Coronavírus faz Fernando Gomes desistir de disputar reeleição Classificação: 5 Revisados por: Locutor Rodrigo